Gestão e Vendas
25
jan

Tendências para o e-commerce em 2018

Especialista em e-commerce, Thiago Sarraf, explica como será o mercado de vendas online esse ano. Confira

O mercado e-commerce mudou para radicalmente em apenas um ano. Comércios ganharam bastante dinheiro, enquanto outros fecharam as portas. Este é um retrato da preferência do consumidor que evolui juntamente com os avanços tecnológicos.

Um estudo da empresa Conversion, sobre o Consumidor Digital em 2017, mostra que 93% dos brasileiros conectados á internet já realizaram alguma compra online. Um número realmente expressivo, principalmente para o comércio.

O setor do e-commerce brasileiro, segundo o Google, vai manter uma média de crescimento de 12,4% ao ano até 2021, algo positivo perto do momento econômico do Brasil.

Thiago Sarraf, da consultoria Dr. e-commerce, comentou sobre estes dados com a MarketUP. “É um setor que vem ganhando expressividade, mas ao mesmo tempo chamando atenção do Governo que vem modificando algumas questões, como vimos o ICMS em 2017, regra nova dos Correios que entrou em vigor em janeiro. É um canal indispensável para o comerciante, sempre agregando vendas.”

O fervor das moedas digitais, como Bitcoin, também entraram em pauta nos últimos meses, principalmente na questão de pagamentos online. De acordo com Sarraf, num futuro próximo, as moedas poderão entrar em ação no setor, mas não irão impactar de forma expressiva nas vendas. “A acredito ser mais uma modinha, como os Food Trucks, Sites de Compras Coletivas e muitas outras”, completou.

Quais as tendências para 2018?

A princípio, tudo aponta para a consolidação total do acesso e venda através de dispositivos móveis. Juntamente com o aumento da acessibilidade pelos celulares e afins, Sarraf compartilhou sua experiência sobre o assunto. “Há dois anos venho acompanhando que os acessos via mobile já estavam passando de 50% do volume total. De um tempo para cá, através de relatórios, noto que o faturamento via estes dispositivos vem beirando os 50% em diversos segmentos”, comentou.

Empresas que acompanham este processo já estão na adequação de suas lojas para os mobiles. Com o Google mudando as regras de indexação das páginas para os dispositivos móveis, ela faz com que os lojistas olhem mais para este canal, o que dará origem a um crescimento mais expressivo ainda no futuro, impactando resultados.

Dicas para os pequenos empreendedores

A principal ação é procurar não disputar com os itens de grande rotatividade e necessidade de muito dinheiro para execução do serviço. Foque em nichos e especialize seu mercado, torne seus clientes, fregueses de um atendimento diferenciado.

“Sempre digo, tem dois segredos para ter sucesso, comprar bem e vender bem. Muitas vezes vejo empreendedores entrando em mercados que não possuem conhecimento ou experiência alguma, e isso já é uma desvantagem”, disse Sarraf.

O interessante é focar em produtos de giro e com condições comerciais aceitáveis, sempre iniciando de forma profissional.

Como ter sucesso no setor de e-commerce

Todos devem saber que não existe uma “fórmula do sucesso”, existe preparação, estudo, dedicação e empenho. No e-commerce não é diferente. Uma boa qualidade para o empresário é conhecer bem o seu segmento de atuação e conseguir realizar uma boa compra, ter estratégia na aquisição do estoque. Do contrário, haverão problemas e muito dinheiro parado em mercadorias que não dão giro.

“Estude muito. Eu mesmo estudo até hoje em média uma hora por dia. Busco novidades, leio dicas, artigos, faço testes, é uma evolução constante”, comenta o especialista.

Procure sempre analisar os dados que obtiver. Busque também por profissionais com reconhecimento, as vezes os mais barato e desconhecido pode te dar prejuízo, fique atento. “Saiba que para vender precisa investir. Quando digo que não existe e-commerce de R$ 1.000 é uma verdade, só que de estoque irá investir muito mais, tem equipe, plataforma, embalagem, aluguel, meio de pagamento, marketing e por aí vai. Não conheço uma empresa que tenha quebrado ou sofrido perdas após exigir um grande planejamento da sua equipe. Essa é a grande chave do sucesso!”, finaliza Sarraf.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.