Três dicas para a gestão de pessoas nas MPMEs
Como em qualquer atividade ou organização com fins comerciais, o sucesso de uma MPME (Micros, Pequenas e Médias Empresas), depende de uma boa gestão dos recursos humanos do negócio. Nesta equação envolvem-se desde os fornecedores, até os clientes e funcionários. No post de hoje do Blog MarketUP, separamos três dicas de gestão de pessoas para os administradores de pequenos e médios empreendimentos. Vamos lá?
1 – Estabeleça funções com clareza
Cada pessoa envolvida em seu negócio deve ter ciência do que se espera dela. Seja claro na delimitação das atividades de seus funcionários e informe-os a respeito dos objetivos do projeto ou área da empresa na qual estão envolvidos. Delegar tarefas de modo objetivo é uma tarefa essencial de todo bom administrador, e, se bem conduzida, trará ganhos em produtividade no seu empreendimento.
2 – Esteja aberto a ideias
Ouça seus colaboradores e demonstre abertura para ouvir sugestões e propostas para resolução de problemas. Isto não significa, obviamente, que você deve acatar qualquer ideia vinda de “fora” do corpo administrativo da empresa, porém, demonstrar receptividade fará com que seus funcionários e colaboradores de modo geral se sintam valorizados, além de te dar a oportunidade de aproveitar as melhores ideias para uma boa condução de seu negócio.
3 – Aplique Feedbacks
Prática comum nos empreendimentos de grande porte, a aplicação de feedbacks pode (e deve) ser uma ferramenta utilizada também na cultura das MPMEs. O Feedback nada mais é do que uma resposta do administrador em relação ao desempenho de algum funcionário, fornecedor ou qualquer outra pessoa envolvida no cotidiano de um negócio. “Dar uma resposta” é tão importante quanto saber delegar funções, pois dará a oportunidade de que seus colabores saibam em que pontos precisam melhorar, e poderá te auxiliar a não ter custos com o desligamento de um funcionário, por exemplo. Acrescido a estes pontos, um Feedback bem realizado é um sinal de transparência na sua gestão. Para isso, seja franco e objetivo.
Dica: quando aplicar um Feedback, ressalte aquilo que precisa ser melhorado, mas não esqueça de elogiar os pontos positivos do trabalho de seus colabores.
Por: João F. Barros