Universo do empreendedorismo: O que é incubadora e aceleradora?
Para quem é empreendedor é muito importante ter conhecimento sobre gestão, mas também entender as diversas oportunidades dentro desse universo do empreendedorismo, que envolvem, inclusive, formas de apoio para novos negócios, como fazer parte de alguma incubadora e aceleradora. Provavelmente você já ouviu esses termos, mas, sabe exatamente o que são esses modelos e quais as diferenças?
Nesta matéria, queremos mostrar o que é exatamente uma incubadora e uma aceleradora. E de que forma essas iniciativas podem ajudar uma empresa iniciante ou em desenvolvimento na estruturação dos seus negócios, bem como colaborar para fortalecer o empreendedorismo brasileiro.
Sabemos que uma gestão eficiente depende não só de conhecimento, mas de qualquer recurso que o empreendedor incorpore, com o objetivo de trazer mais assertividade e crescimento para a empresa, seja por meio de tecnologia – a exemplo de um sistema de gestão -, investimento ou apoio de incubadoras ou aceleradoras.
Vamos ver mais sobre esses modelos de auxílio ao desenvolvimento dos negócios?
Incubadora
De maneira geral no universo do empreendedorismo, a incubadora segue a consultoria tradicional, não tem fins lucrativos, bem como é mantida por instituições públicas. Este modelo é muito ligado à inovação, procurando apoiar empreendimentos com potencial se tornarem grandes. Para isso, oferecem desde estrutura física até suporte técnico, jurídico e administrativo; tudo para ajudar a moldar e estruturar a empresa.
É comum que uma incubadora apoie companhias com alguma necessidade governamental ou regional, ou seja, que possa trazer algum progresso ou inovação para uma determinada área, por exemplo.
Aceleradora
Já a aceleradora têm como foco a capacidade de crescimento da empresa, em “acelerar”o ciclo de evolução da mesma, mas para isso alguns fatores também devem ser levados em conta, como a escalabilidade, ou seja, o potencial de expansão.
Normalmente para fazer parte é preciso que o empreendedor entre no programa de aceleração, o qual há muitos critérios de avaliação, definidos por cada uma aceleradora. Quando aceita, a empresa começa a fazer parte de um grupo, conhecido como batch, que receberá um investimento inicial, mentoria, entre outros benefícios variados.
Diferente da incubadora, o capital da aceleradora é privado e esses modelos são comandados grandes nomes que se destacam no cenário do empreendedorismo, geralmente empreendedores ou investidores experientes e de renome no mercado.
Como esses modelos podem ajudar a sua empresa?
Agora que você viu o que é cada modelo, tanto uma aceleradora quanto uma incubadora. Como saber qual pode ser o ideal para a sua empresa? Como dar mais um passo no mundo do empreendedorismo?
Não tem muito segredo, mas a escolha do modelo depende muito de avaliar os objetivos do seu negócio.
Em geral, se sua empresa ou startup está em busca de uma inovação mais radical ou de um modelo de negócios escalável, é mais indicado que você procure uma aceleradora.
No entanto, se o seu modelo de negócio é focado na economia tradicional, é provável que o melhor seja procurar uma incubadora.
Entretanto, independentemente de qual das duas opções você, empreendedor, escolher, o mais importante é saber que esse tipo de suporte pode trazer ideias significativas e vantajosas para o seu negócio, assim como investimentos e possibilidades de crescimento.
Veja quais são as principais incubadoras e aceleradoras brasileiras
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Brasil possui um total de 363 incubadoras e 57 aceleradoras.
Entre as maiores incubadoras do Brasil, estão:
Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) da Universidade de São Paulo (USP) que é também a maior da América Latina;
Inova, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Gênesis, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), eleita a 11ª maior incubadora do mundo pela ranking da UBI Global;
IEITEC (Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica), de Canoas (RS).
Entre as aceleradoras que mais se destacam entre os empreendedores, estão:
Darwin é vencedora de 2018 do prêmio Startup Awards, entregue pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), como melhor aceleradora do Brasil. Com sede em Florianópolis e São Paulo, foi a primeira empresa brasileira do gênero a se filiar à Techstars, uma das maiores aceleradoras do mundo, e atual responsável pela Startup Weekend no Brasil.
Uma das aceleradoras finalistas no Startup Awards. Sediada em São Paulo, a ACE acelerou mais de 300 startups, teve 14 exits (quando as startups são vendidas) e conta com mais de 150 mentores ativos. Contribuindo assim, para o empreendedorismo brasileiro.
A Startup Farm é vencedora do Startup Awards de 2017 e se manteve entre as finalistas em 2018. Até o momento já desenvolveu 28 processos de aceleração, com 308 startups aceleradas e US$ 100 milhões em investimentos captados.
.