Empreendedorismo
27
jun

Design Thinking: A Maneira de Pensar que Todo Empreendedor Devia Conhecer

Design Thinking não é uma metodologia e sim uma maneira de pensar, que reúne processos utilizados para identificar e explorar problemas através de um pensamento criativo, “fora da caixa”.  Em palavras simples, é uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e projetos baseada no processo cognitivo que os designers usam. Fazem parte desse processo: pesquisas, brainstorms, seleção de ideias e a validação final com prototipagem.

Empresas modernas devem ficar de olho nesse pensamento, pois ele está diretamente relacionado com o levantamento de informações e análise de conhecimento para compreender o universo do problema. Parece subjetivo, mas é estratégico.

O Design Thinking é um processo totalmente imersivo. Onde as pessoas mergulham no ponto de vista da empresa e do cliente. Um conjunto de pesquisas de todos os tipos são feitas para traçar soluções criativas: entrevistas, buscas de tendências (Cool Hunting), técnica de consumidor etc.

Fases da imersão em Design Thinking

O design, na sua essência, é a capacidade de equilibrar um projeto sobre três pilares, garantindo as melhores soluções: a viabilidade, a praticabilidade e a desejabilidade. Por isso, no Design Thinking, temos as seguintes fases:

Imersão – Acontece o primeiro contato com o problema, onde ele é identificado. Depois se inicia o levantamento das necessidades, pesquisas e aprofundamento.

Ideação – Aqui acontece a tempestade de ideias, sem nenhum julgamento. Para isso, são feitos exercícios de estímulo à criatividade, como criação de personas e co-criação. Não há limite de ideias e é bom que existam perfis diferentes de pessoas opinando.

Prototipagem – É a fase de validação das ideias geradas, juntar propostas e colocar a mão na massa.

A palavra design ganhou um novo entendimento no mundo do empreendedorismo e negócios por causa justamente do sucesso do Design Thinking. Pensar como um designer é voltar a atenção para criar soluções inovadoras em qualquer tipo de projeto, independente do nicho de mercado, e isso é o que todo empreendedor deveria desejar. É muito útil principalmente para criar novos produtos e serviços, trazendo na prática novos elementos de inovação. Tanto que seus principais valores são empatia, colaboração e experimentação. Valores esses indispensáveis também no dia a dia das empresas.

A MarketUP reuniu três links interessantes para que você saiba ainda mais sobre Design Thinking:

1 – http://materiais.escoladesignthinking.com.br/design-thinking-na-pratica

2 – http://www.dtparaeducadores.org.br/site/

3 – http://www.ligiafascioni.com.br/cursos/bionica-e-design-thinking/

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.